sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Origem das favelas






O que fizeram com o Iraque, foi o mesmo que fizeram com o nordeste
Muitos brasileiros acreditam que a origem das favelas foi criada por causa da escravidão, pois quando houve  abolição dos escravos, eles não tiveram onde ficar e com isso formaram as favelas, esse mito é muito comum nos dias atuais.


A Escola de Samba São Clemente há muito tempo abordou esse assunto através de um documentário, qual a verdadeira origem das favelas no Rio de Janeiro e no restante do Brasil.
De acordo com o documentário, a região nordeste era grande produtor de algodão do Brasil e do mundo.  Nessa época a Inglaterra comprava algodão dos EUA para a produção de roupas para os ingleses. Então ocorreu um imprevisto, estourou uma guerra civil nos EUA, então os ingleses pararam de comprar algodão dos americanos e começaram comprar o algodão brasileiro.
Quando acabou a guerra civil americana, os ingleses voltaram comprar novamente algodão dos EUA, não comprando mais do Brasil. Mas a região nordeste se enriqueceu muito com a venda de algodão, que era um grande concorrente dos EUA.
Então a Inglaterra e os Estados Unidos se uniram para derrubar o nordeste, provocando uma guerra, conhecido como a “Guerra dos Canudos”. A Guerra dos Canudos, tendo o seu principal líder Antônio Conselheiro, recebeu ajuda dos ingleses, que financiou essa guerra.
Esquecem tudo que aprenderam sobre a Guerra dos Canudos, não foi uma “luta dos oprimidos” lutando pela justiça e sim interesses britânicos, por causa da concorrência do algodão, destruindo assim a região nordeste.
Foi provocado pelos ingleses e não pela pós escravidão
Desses sobreviventes se espalharam por todo Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, formando assim as favelas (favela é o nome de uma flor no nordeste, nome usado para homenagear os sobreviventes dos Canudos).
As favelas existem no Brasil foi causa das guerras, e não tem nada a ver com a escravidão. Essa é a versão da Escola de Samba São Clemente.
No curso de pós graduação em História da África e do Negro do Brasil, nunca falaram a origem das favelas, somente uma vez  abortou esse assunto, afirmando que no passado era mil vezes melhor morar na favela do que no campo, onde a pobreza era extrema, ocasionado por politicas internacionais. Somente uma diga, procura no google o termo “assassinos de economia”.

Jornalista Márcio de Andrade é Pós Graduado em História da África e do Negro do Brasil pela Universidade Cândido Mendes

Trabalho sobre o feminismo
http://www.marcioconsciencia.blogspot.com.br/



Um comentário:

  1. Achei interessante essa abordagem da História acerca da Guerra dos Canudos, mas isso não desqualifica o fato de que muito ex-escravos negros saíram de suas condições e ajudaram a engrossar as favelas. Senão foi isso, para onde eles foram ?

    ResponderExcluir