quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Anderson Silva X Chael Sonnen


Representa o lutador americano

Gostaria de fazer um foco diferente sobre a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen, transmitido pela Rede Globo de Televisão. Antes de começar a luta, a emissora mostrou o histórico dos dois lutadores, onde o lutador norte americano mostrou-se super hostil com o atleta brasileiro, com declarações polêmicas, que sem querer ofendeu a todos os brasileiros.
Sonnen se mostrou “preconceituoso”, pois a sua intenção foi ofender Anderson Silva (natural, para quem estava com raiva de ter perdido uma luta para ele) e não o povo brasileiro. Mas o insulto dele não ficou apenas restrito para Anderson, mas acabou refletindo sobre uma nação.
Sonnen falava do atleta brasileiro com desprezo total, numa repugnância incompatível de um atleta, dizendo que quando ele era criança, que teve berço, falava de tecnologia com os amigos, e o Anderson brincava na lama (deu a entender que ele era favelado).
Representa o lutador francês
Antes de criticar o Sonnen, não considero culpado pelas afirmativas dele sobre o Brasil, que é um país de favelados, miséraveis e de pessoas ignorantes, pois o próprio brasileiro fala mal do seu próprio país, e a midia brasileira só sabe mostrar o lado negativo do Brasil.
Alguns anos atrás, na grande época do Vanderlei da Silva, Minotauro, Ricardo Arona e Cia, a televisão mostrava cada lutadores com o símbolo do seu país, por exemplo, o lutador americano mostrava a Estadua da Liberdade, o lutador francês mostrava a Torre Eiffel, mas quando chegava o lutador brasileiro mostrava a FAVELA.

Representa o lutador brasileiro
Como um país quer ser respeitado, quando mostra a favela como simbolo de um país? Quem gosta de ver pobreza, miséria e violência, principalmente mostrada como simbolo de uma pátria? Porque mostrar a favela, se têm muitas coisas para mostrar, como Cristo Redendor (que é o simbolo máximo do Brasil), Pão de Açucar, praias, etc, mas não, querem mostrar justamente as favelas.
E não foi diferente da última luta do Anderson Silva com Chael Sonnen, na abertura mostrou o lutador americano correndo pelas ruas desenvolvidas dos EUA, mas com Anderson Silva, a Globo mostrou (mesmo rapidamente, aposto que muitos não perceberam) a foto de uma favela. Porque faz isso?
No ano passado, um lutador brasileiro ganhou uma luta, no final o Galvão Bueno disse: “Ganhou a luta, o garoto pobre que saiu das favelas e agora é campeão do UFC” ele pensa que falando isso irá aumentar a auto estima de quem mora na favela? Pegam casos isolados e colocam como fosse a regra. Em nome de querer “aumentar a autoestima” dos moradores de comunidades, acabam criando preconceitos contra os brasileiros no exterior.  Porque tem sempre a necessidade de nivelar para baixo e nunca para cima?
Então o que Sonnen falou não foi a culpa dele, mas sim essa mídia, que só sabem mostrar o lado negativo do país. Mas o atleta brasieiro acabou dando uma lição de moral no americano, mandando os brasileiros aplaudir o Sonnen dizendo “quero mostrar, que o povo brasileiro tem pessoas educadas!”. Extraordinario!
Mudando de assunto, muitos brasileiros estavam torcendo contra o Anderson Silva, dizendo que ele não é patriota, que mora numa mansão nos EUA e não paga imposto no Brasil. Não aguento esse falso patriotismo do brasileiro, é mais fácil acreditar no saci pererê do que acreditar no patriotismo do brasileiro.
Viver de esporte ou de arte no Brasil é visto como “emprego de vagabundo”, que são pessoas que não tiveram capacidade de estudar, que foram para o esporte ou artes para ter o seu próprio sustento. No início de carreira, os lutadores sofrem discriminações das pessoas, e até pela própria familia, mandando procurar “coisa melhor”.
Muitos estavam torcendo contra o Anderson, mesmo ele ganhando, muitos não aceitaram a vitória dele, dizendo que ele trapaciou na luta, que passou parafina no corpo, que a joelhada dele foi “ilegal”, ou seja, o lutador sendo desqualificado pelos próprios brasileiros.
Parabéns Anderson Silva pela sua vitória, e continua trazendo mais títulos para o Brasil, pois ainda existem barsileiros torcendo por você! Parabém campeão!

Trabalho sobre o feminismo
http://www.marcioconsciencia.blogspot.com.br/


Um comentário: