sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jornalismo a Arte da Mentira


Estuda-se jornalismo 4 anos para aprender contar mentiras para a sociedade

Você acredita realmente nisso?


Muitos alunos de jornalismo logo no primeiro período sonham "transformar" a sociedade no mundo melhor, criando-se espectativas de se tornar um grande comunicador para transformar melhor a realidade. Falam em combater preconceitos, racismos, desigualdades sociais, ou seja, tudo aquilo que o ser humano sonha em transformar o mundo.

Lembro-me que até o 4 período, o curso de jornalismo não falava a verdade sobre o mundo jornalistico, criava nas mentes dos estudantes uma falsa esperança, que podia transformar a sociedade em um mundo melhor.

Falava-se somente em etica, responsabilidade e principalmente imparcialidade quando publicar uma notícia. Muitos viverm nessa ilusão, que  poderiam ser instrumento de transformação social. A partir do 5 período o curso de jornalismo começou a falar a verdade sobre os meios de comunicação.

Em primeiro lugar o que morre no jornalismo é a verdade, sempre o jornalista objetivara em defender os interesses da empresa que trabalha, obedecendo cegamente os seus lideres com o medo do desemprego. A partir do 5 periodo então começa a contar a verdade do jornalismo, pois se contar logo no primeiro período, muitos irão desistir logo de cara.

Então o sonho de transformar a sociedade no mundo melhor, sem racismo, preconceito, intolerância, etc não passa de uma utópia, mas ao contrário acontece, pois os meios de comunicação cria a necessidade de criar conflitos entre as pessoas, provocando aquilo que a sociedade mais rejeita: O preconceito.

Provocar brigas entre as pessoas jogar um estado contra o outro, jogar mulheres contra os homens, ricos contra os pobres, gays contra heteros, tudo isso é função dos meios de comunicação. No curso de jornalismo aprende falar mentiras, no mestrado ensina como transformar a sociedade em bando de idiotas.

No curso de mestrado, os alunos fazem teses sobre "a cultura inútil" teses sobre video games, culinária, capoeira, moda, etc sobre mais variados assuntos, mas nenhum objetivando em transformação social.

Mentir, mentir, mentir essa é a função dos meios de comunicação, transformar a sociedade em bando de idiotas, dando a falsa esperança nas pessoas que um mundo melhor acontecerá. O grande slogan no jornalismo: "Fazer uma propaganda tão grande nas mentes das pessoas, que quando ouvir uma coisa ao contrário, não irá acreditar!"

3 comentários:

  1. Pior é que tem gente que acredita nesses jornalistas, vide a fama de revolucionário/libertador/mártir Che Guevara, que na verdade é completamente diferente.

    Ou do escândalo do Pastor Marcus Feliciano, que é para encobrir Renan Calheiros. (não defendo o pastor, também não gosto dele)

    ResponderExcluir
  2. Poderia contar mais detalhes sobre as manipulações que o(a) professor(a)te ensinou?
    Gostaria de te dizer tbm que hj a tarde o seu blog estava fora do ar, quando eu tentei entrar me deparei com uma mensagem dizendo que o blog tinha sido excluído, fiquei com desesperado.
    Eu comecei a ler seu blog ontem, eu achei muito foda, sonhei até com ele, e hoje a primeira coisa que eu fiz foi tentar entrar no seu blog, mas ele tava fora do ar.
    Parabéns aí por esse blog, continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão! Irei fazer uma matéria respondendo a sua pergunta, gosto de perguntas porque estimula escrever. O blog ficou fora do ar, não sabia, por isso que o número de visualização estava baixo, será que foi um hacker sacaneou o blog?

      Por isso, quando entrei no blog não estava acessando, estava pedindo para digitar letras e números para ser identificado. No Facebook esta a mesma coisa, sempre pedindo o número do meu telefone para acessar o Facebook. Não sei o que esta acontecendo.
      Obrigado pelo apoio!

      Excluir