sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Shaka conversando com o Budha


Todos devem lembrar-se do famoso desenho Os Cavaleiros do Zodíaco, exibido pela antiga Rede Manchete, nos anos 90, tinha um personagem chamado Shaka de Virgem, que era tão poderoso, onde perdia somente para Deus. O desenho mostra o dialogo do Shaka com o Budha, falando sobre a questão humana, porque existe sofrimento nesse mundo, pois mais que se esforça, no final irá encontrar com a morte. No principio do dialogo, Shaka questionou os indianos, onde vivem na extrema pobreza, povo sofre por falta de recursos, mas mesmo assim não abandona a sua fé em Deus.

Muitas pessoas faz esse questionamento sobre a Índia, mas uma coisa que as pessoas não sabem, pessoas extremamente ricas de várias partes do mundo, pegam o seu jato particular e viajam para lá, pedindo conselho espiritual e de vida para aqueles gurus, onde andam na rua sujos e fedorentos. Essas pessoas se ajoelham nos pés desses gurus, pedindo orientação de vida, para saber qual o rumo que deve tomar na vida. Esses ricaços oferecem rios de dinheiros para esses gurus, mas eles se recursam, falam que o dinheiro contamina o mundo e as pessoas matam por eles. Eles sabem que coisas materiais não satisfaz o espirito, por isso, preferem viver na pobreza, mas existem outros gurus que tiram aproveito e são arquimilionários. 

Na visão oriental existe tanto sofrimento nesse mundo, porque aqui é o próprio inferno, fomos enviados para cá, como forma de punição, onde todos os seres vivos sofrem, desde uma significante formiga até chegar a forma humana. Um planeta que cada instante, estamos em constante perigo, todos os seres vivos lutam pela a sua sobrevivência, todos os animais na floresta estão destinados a morrer de forma trágica, irão morrer de doenças ou assassinado pelos seus predadores. Animal sofre e não sabe por que está sofrendo, pois o homem é o único ser que pode compreender o seu sofrimento e transcende-lo, senão ele viverá como um animal.

Uma vez vi em vídeo, um animal mal acabou de nascer, ele sai correndo para salvar a sua vida, porque o seu predador quis devorá-lo, mas não consegui salvar a sua vida. Os animais na floresta devem ficar em constante vigília, para não ser devorado, mas quando são pegos, tem uma morte terrível. Que mundo é esse, onde um ser para viver, tem que matar  e devorar o outro? Pode falar que é cadeia alimentar, mas como um ser bondoso permite que a sua criação sofre tanto assim. Isso acontece, porque estamos no inferno. Isso vai contra o ensinamento cristão, onde ensina que Deus é uma criatura maravilhosa, que quer o melhor para a sua criação. Mas, não é isso que vemos no mundo, existem terremotos, tsunamis, enchentes, guerras, fomes, pestes, etc, pois se estamos no inferno, significa então que o homem é o demônio. 

De certo ponto de vista, os ateus estão certo, não existe Deus nesse mundo, porque nós estamos no inferno. Fala que Deus é onipotente, onisciente, está em tudo, mas será que é verdade? Realmente ele é tudo isso, mas as pessoas esquecem de que Ele está onde Ele quer, só entra na vida das pessoas, quem seguir os seus preceitos e quem chamar por Ele, mas mesmo assim pode abandonar a pessoa, devido as suas ações passadas.

Para saber o significado da vida, primeiro deve saber o significado da morte. Teve um período que sofria uma depressão profunda, então por intuição me deu ideia de passear pelos cemitérios todos os dias. Passeando pelo cemitério, olhava para os túmulos e via o tempo de vida de cada um, uns morreram crianças, adolescentes, adultos, velhos, etc e todos morreram de forma diferente, uns foram assassinadas, outros suicídios, outros de depressão, etc. Percebi que para morrer não tem idade e nem forma. Então questionei: “Estou sofrendo de depressão tão profunda, mas porque estou sofrendo, se no final vou encontrar a morte? A vida está passando rápida, não estou vivendo somente sofrendo, será que a minha existência será medíocre?”. Quando tomei consciência disso, o meu sofrimento acabou.

O sofrimento muitas das vezes não pode ser encarado como forma de punição, mas sim como grande oportunidade de superar as suas fraquezas e vícios, como um lutador de MMA, apanha e sofre nos treinos, mas depois não sente mais os impactos dos golpes. 
Na vida espiritual é como lutador de artes marciais, nos treinos o lutador apanha, leva soco, chutes e vários golpes, muitas das vezes se machuca severamente. O treinador xinga, esculacha e até humilha o seu atleta, porque quer que ele se desenvolva para competir. A princípio parece que ele está apanhando, sendo humilhado, mas com o tempo ele ficará forte. 

Devidos os treinos, ele não irá mais sentir os impactos dos chutes e dos socos, está mais forte e maduro, o seu treinador não xinga e humilha mais, começa respeitar o seu atleta, porque ele aprendeu a lição. O atleta ficou forte. Na hora da luta entra na certeza que vai ganhar, porque se ele pensar que vai perder, não iria lutar. Ele bate, mas mesmo assim leva golpes do seu oponente, mas como foi treinado, não se rende assim tão facilmente. Se perder a luta, não é por causa disso, ele deixará de ser lutador, ele irá treinar mais e mais e pedirá revanche na luta. 

Lutará novamente com o seu oponente, já conhece o seu adversário, então estará mais preparado e não irá perder tão facilmente assim. Ele poderá vencer ou perder para o seu adversário, mas dará mais trabalho, se for perder será por ponto e nunca por nocaute. Durante a luta, o lutador cai, mas não importa quantas vezes cai, o que interessa o quanto tempo irá ficar no chão. Ele pode se recuperar e vencer a luta. Se perder a luta, como mostrou bem o desempenho, ele fica com a moral elevada e respeitado pelo seu vencedor e do público. A questão aqui é manter a cabeça erguida tanto na vitória e derrota, para isso faça o seu melhor.

Na vida espiritual acontece a mesma coisa, o Criador é como fosse um treinador de artes marciais, que faz a sua criação levar golpes fortes na vida, sendo humilhado, xingado, diminuído, mas a intenção dele é torna-lo forte como um lutador de artes marciais. Por isso, nunca sente pena de si mesmo, por mais difícil esta sendo a sua vida, aprende o que aquele sofrimento quer passar para você, pedindo ao Criador sabedoria para superar todas as dificuldades.

Seja Felizes e Superam as Paixões!

Márcio de Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário